Home Mais de 70% de grupo prioritário de SC já foi vacinado contra a gripe

Mais de 70% de grupo prioritário de SC já foi vacinado contra a gripe

Última atualização 26 de abril de 2013 - 16:30:01

Após o anúncio de que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi prorrogada até 10 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarinadivulgou que 71% da população pertencente aos grupos prioritários já foi imunizada. Esse número corresponde a 705 mil doses aplicadas.

Dos 295 municípios catarinenses, 76 atingiram a meta mínima de 80% de cobertura nos grupos prioritários. Fazem parte dos grupos prioritários as mulheres que tiveram filhos até 45 dias antes da data de vacinação (puérperas), portadores de doenças crÔnicas, gestantes, povos indígenas, crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais e população carcerária. Os trabalhadores que atuam nos serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade, voltados para a promoção e assistência à saúde também serão vacinados.

O gerente de imunização da Diretoria de Vigilãncia Epidemiológica (Dive), Eduardo Macário, enfatizou que as crianças que tomaram a primeira dose da vacina este ano devem voltar a um posto de saúde em 30 dias para receber a segunda dose. Já as que se imunizaram no ano passado, uma única dose basta. “Estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe reduz em até 45% os casos de internação hospitalar por pneumonia e 75% das mortes”, observou.

Este ano, a vacina protegerá contra três tipos de vírus: o Influenza A H1N1, o A H3N2 e o B. O gerente de imunização destaca que, além da vacina, algumas medidas para prevenir a gripe devem ser tomadas, como lavar as mãos e utilizar álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar. E quando sentir os sintomas da gripe, a pessoa deve sempre procurar o médico, mesmo que tenha sido vacinada.

Ainda segundo o gerente de imunização, de janeiro a abril deste ano já houve cinco casos confirmados de gripe A no estado, sendo dois na capital, um em Chapecó, no Oeste, um em Itajaí e outro em Blumenau, no Vale do Itajaí. Todos foram espaçados e eram esperados pela Dive e fazem parte da sazonalidade. Mais seis casos estão em observação. Dos pacientes contaminados, todos já receberam alta.

deixe seu comentário