Os catarinenses tiraram o sábado para se previnir contra a gripe. O chamado Dia D de Vacinação, realizado hoje, ultrapassou a meta das 500 mil doses e fechou com mais de 590 mil pessoas protegidas contra o vírus em todo o Estado. Este número representa 47% do público-alvo, composto por pessoas em condições especiais de saúde, como gestantes, idosos e portadores de doenças crÔnicas.
Neste ano, Santa Catarina recebeu 1,6 milhão de doses da vacina. A meta é atender pelo menos 80% do público-alvo do todo o Estado. Para isso, a vacina está sendo oferecida gratuitamente em 1,8 mil postos de saúde a todas as pessoas dentro do grupo especial. Para o gerente de Vigilãncia de Doenças Imunopreveníveis do Estado, Eduardo Macário, o resultado da vacinação do Dia D é bastante positivo.
— Conseguimos um bom número de vacinações e já alcançamos quase metade da nossa meta. Mas ainda é muito importante destacar que os pacientes crÔnicos compareçam aos postos de vacinação, porque, até agora, nosso alcance a este grupo foi de apenas 121 mil, o que representa 24% do estimado — alerta Macário.
A preocupação em imunizar quem sofre de doenças crÔnicas é que, no último ano, foram registrados 76 mortes por conta do vírus da gripe, e 85% das mortes foram nessa faixa da população. A estimativa da Vigilãncia é que existam pelo menos 500 mil pacientes crÔnicos em Santa Catarina.
Para garantir a vacina gratuita, basta estar dentro do grupo especial, listado a seguir, e comparecer a qualquer posto de saúde até a próxima sexta-feira, dia 26, entre as 8h e as 17h, munido de algum documento que confirme a condição (por exemplo, carteira de identidade, para idosos e certidão de nascimento do filho, para mulheres que acabaram de ter bebê). Até agora, não há previsão para extender o prazo da campanha.
Quem estiver fora do grupo especial e quiser se prevenir da gripe tem a opção de se imunizar na rede privada. O preço está entre R$ 60 e R$ 80. Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade, desde que não tenha alergia a ovo, pode tomar a vacina.
:: Grupo com direito à vacinação gratuita
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Gestantes
– Mulheres que acabaram de ter bebê
– Crianças de seis meses a dois anos incompletos
– Trabalhadores da saúde
– Povos indígenas
– População carcerária
– Pessoas com doenças crÔnicas: entre elas asmáticos, pessoas que tiveram enfisema pulmonar e pneumonias, cardíacos, hipertensos, todos que fazem uso de hemodiálise, diabéticos, transplantados, cardíacos, pessoas que tiveram infarto.
:: Proteção
– A vacina protege contra três tipos de vírus: Influenza A H1N1 – circula no inverno. Foi esse vírus que gerou uma pandemia entre 2009 e 2010, Influenza A H3N2 – circula no inverno e Influenza B – circula no inverno.
– Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade, desde que não tenha alergia a ovo, pode tomar a dose.
– Após 15 dias da aplicação, a vacina faz efeito.
deixe seu comentário