Um programa do governo do estado vai disponibilizar 420 toneladas de calcário a agricultores de Romelãndia. O programa está no início e vai disponibilizar o mineral a granel. Após fazerem a análise do solo junto à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), os agricultores interessados devem comparecer junto à unidade da Cooperalfa do município, que faz o mapeamento dos interessados e encaminhamento da documentação.
Conforme o gerente da Cooperalfa de Romelãndia, Alcemar Sagiorato, a prefeitura, parceira no processo, irá auxiliar no transporte e distribuição do calcário. Ele explica que a compra do mineral através do programa auxilia os agricultores, pois pagam apenas duas sacas de milho ao preço mínimo por uma tonelada.
Segundo Alcemar, o produto é retirado pelo agricultor agora, mas o pagamento feito daqui a um ano. Ele explica que se os agricultores pagassem hoje pela compra, estariam gastando em torno de R$35,00 por tonelada de calcário a granel, sendo que o preço de mercado – fora do programa – custa em torno de R$110,00. O gerente acredita que até o final de abril as 420 toneladas já tenham sido distribuídas.
deixe seu comentário