Home Santa Catarina é um dos estados com menos cargos comissionados do Brasil

Santa Catarina é um dos estados com menos cargos comissionados do Brasil

Última atualização 3 de abril de 2013 - 09:37:48

O Governo catarinense está entre as cinco administrações estaduais brasileiras que menos emprega pessoas sem concurso público, conforme pesquisa do IBGE. Apenas 1.596 servidores ocupam cargos comissionados, o que corresponde a 1,18% do total dos funcionários públicos da administração direta e indireta. Segundo o Instituto, Santa Catarina está abaixo da média nacional que é de 2,8%.

O Poder Executivo Estadual, conforme dados da Secretaria de Estado da Administração (SEA), possui atualmente 134.645 funcionários públicos da administração direta, autarquias e fundações, entre ativos e inativos. Em março, a folha de pagamento bruta foi de R$ 550 milhões e, desse montante, somente 1,35% foram destinados ao pagamento de comissionados. “Seguimos a determinação do governador Raimundo Colombo de manter esse item como um dos menores na administração pública”, afirma o titular da pasta, Derly Massaud de Anunciação.

Os números da Secretaria divergem dos dados do Instituto por não compreenderem as empresas públicas e por processos diferentes de conceitos na análise dos dados. De acordo com a SEA, o Estado possui um número menor de comissionados: 1.262 na administração direta, autarquias e fundações.

O Estado de Goiás é o líder do ranking, com mais de 10 mil servidores comissionados, e Bahia aparece em segundo, com 9,2 mil. O IBGE também realizou pesquisa com municípios e constatou que Florianópolis é a Capital com menor número, apenas 299 cargos preenchidos. A cidade de São Paulo é a que mais possui, com 7 mil comissionados. No governo federal há 4,4 mil servidores sem concurso em cargos de confiança na chamada administração direta, ou 0,7% do total dessa categoria. A pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) é a primeira feita pelo IBGE com os dados das esferas estaduais brasileiras e traz dados colhidos no primeiro semestre de 2011.

deixe seu comentário