TUNÁPOLIS
Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Linha Pitangueira, de Tunápolis, estão estudando diferentes gêneros textuais com o Jornal Gazeta Catarinense. O projeto, elaborado pelas professoras de Língua Portuguesa Idilene Coletto e Deofane Stoffel Bieger, tem o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela leitura e torná-los leitores cada vez mais críticos. A professora Deofane explica que o jornal é trabalhado de forma interdisciplinar em sala de aula. “As receitas culinárias também contribuem para o ensino de frações nas aulas de Matemática, além de contribuir para a educação alimentar, resgatar costumes e histórias da comunidade de Linha Pitangueira”, menciona a professora.
A ideia surgiu no primeiro dia de planejamento na escola. Deofane conta que para colocar a ideia em prática foi preciso explicar às crianças que o jornal não é um periódico destinado apenas aos adultos. “Explicamos a eles que o jornal apresenta diversos gêneros textuais e é destinado ao público geral”, conta Deofane. Com o jornal em sala de aula, os alunos têm em mãos uma fonte de pesquisa e de informação dos dias atuais, que é compartilhada com os pais em casa.
A estudante do 7º ano do ensino fundamental, Jaine Friedrich, diz que o jornal facilitou a aprendizagem e tornou as aulas mais interessantes. “Gosto de ficar bem informada com as notícias. Além disso, gosto de ler as piadas e o horóscopo nas aulas de leitura”, detalha a aluna. O projeto de leitura e exploração do jornal em sala de aula é desenvolvido pela escola em parceria com o jornal e toda a comunidade de Linha Pitangueira.
deixe seu comentário