Home Inicia no município a mobilização pela criação do PAI

Inicia no município a mobilização pela criação do PAI

Última atualização 20 de março de 2013 - 10:34:21

SÃO MIGUEL DO OESTE

Iniciou em São Miguel do Oeste a movimentação pela criação do Partido dos Aposentados e Idosos (PAI) do Brasil. O processo de criação da nova sigla está em fase de coleta de assinaturas para uma lista de apoio que posteriormente será entregue para o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A fundação do Partido é encabeçada pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Copab).

No município, o assunto foi levantado pelo presidente da Federação Estadual de Aposentados e Pensionistas do Estado de Santa Catarina (Feapesc), Iburici Fernandes, durante assembleia de eleição da nova diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Extremo-oeste de Santa Catarina (Asaprev), ocorrida no último sábado, dia 16.

No encontro foram coletadas as primeiras assinaturas da lista de apoio. Conforme o presidente da Asaprev, Jaime Pretto, eleito para substituir a Sérgio Volpi na presidência, ainda não é um processo de filiação, mas sim a coleta de assinaturas pelo apoio à fundação da sigla. Conforme Pretto, o processo de fundação do PAI será como o de qualquer outra sigla. Ele lembra que não é preciso ser aposentado ou idoso para assinar a lista de apoio, bastando apenas ter título de eleitor.

Pretto explica que precisam ser juntadas 490 mil assinaturas em todo o País para que o partido possa ser regularizado no TSE. “Esse trabalho inicial é apenas para a lista de apoio, não é filiação”, explica. Pretto informa que ainda não foi definido quem formará a Comissão Provisória da sigla no município. “Ainda não tem comissão provisória. Também não sabemos se alguém vai assumir essa comissão aqui em São Miguel do Oeste. Ninguém se manifestou ainda nesse sentido. Nós ajudaremos na coleta de assinaturas para uma lista de apoio”, revela.

Jaime Pretto, atualmente filiado ao Partido Progressista (PP) concorreu a vereador na última eleição. Questionado da possibilidade de migrar para a nova sigla, caso o processo de formação seja concretizado, o progressista disse que este é um assunto a ser definido mais a diante.

deixe seu comentário