Home Presidente Dilma confirma trocas de três ministros

Presidente Dilma confirma trocas de três ministros

Última atualização 15 de março de 2013 - 22:36:23

Em nota oficial, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informa que os ministros da Agricultura, deputado Mendes Ribeiro, do Trabalho, Brizola Neto, e da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt “estão deixando seus cargos depois de prestarem importante colaboração ao governo e ao País”.Mendes Ribeiro, deixará o governo e voltará para a Cãmara dos Deputados, onde tem mandato até 2014.

A nota diz ainda que o deputado federal Antonio Andrade (PMDB-MG) assumirá o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; que a Secretaria de Aviação Civil será dirigida pelo ministro Moreira Franco (que deixará a Secretaria de Assuntos Estratégicos – SAE); e Manoel Dias, do PDT, assumirá o ministério do trabalho.O novo ministro é ligado ao ex-titular da pasta Carlos Lupi, afastado em dezembro de 2011 após denúncias de corrupção.

O texto destaca que a presidente Dilma “deseja bom trabalho a Antonio Andrade, Manoel Dias e Moreira Franco nas importantes missões que passarão a desempenhar”. As posses ocorrerão neste sábado pela manhã em um cerimÔnia coletiva. O governo decidiu agilizar a posse porque Dilma viaja no domingo para o Vaticano, onde participará da cerimÔnia de coroação do papa Francisco. OPalácio informa que o comando da SAE ficará a cargo interinamente de Roger Leal.

Dois gaúchos

As mudanças no primeiro escalão do governo provocaram a saída de dois ministros gaúchos:Mendes Ribeiro (PMDB-RS) e Brizola Neto. Opeemedebista deixa o governo e volta para a Cãmara dos Deputados, onde foi eleito para um mandato até 2014. Ao sair do Palácio do Planalto, onde se reuniu à tarde com Dilma, Mendes foi para um hotel e não voltou ao gabinete.

Segundo assessores, o ministro não vai assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), como chegou a ser cogitado. Elesexplicaram que a presidente recomendou ao deputado que se dedique ao tratamento de saúde para um cãncer no cérebro. Mendes foi submetido a uma cirurgia para tratar da doença em outubro de 2011. Com o retorno dele à Cãmara, o suplente Eliseu Padilha deixe de ser deputado.

deixe seu comentário