Home Sete municípios decretam situação de emergência por causa da chuva

Sete municípios decretam situação de emergência por causa da chuva

Última atualização 14 de março de 2013 - 07:44:09

Subiu para sete o número demunicípios do Oeste Catarinense que decretaram situação de emergência em virtude dos prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. De acordo com dados da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, já confirmaram decreto as cidades de Barra Bonita, Descanso, Guaraciaba, Guarujá do Sul e Palma Sola. Outras duas cidades que já tinham decretado eram Romelãndia e Iraceminha.

Em Iraceminha, onde choveu 356 milímetros em cinco dias, três vezes mais que a média do mês, cerca de 200 estudantes não puderam ir às aulas porque o transporte escolar teve que ser suspenso. De acordo com a presidente da Defesa Civil do município, Marleusa de Couto, as estradas não apresentam condições de trafegabilidade.

A comissão da Defesa Civil fez uma reunião hoje pela manhã e decidiu pelo decreto de emergência. O objetivo é agilizar ações de recuperação das estradas e pontes que foram danificadas. O município também pretende buscar auxílio da Defesa Civil estadual. As comunidades mais atingidas são Biguá, Três Irmãos e Linha Pavão.

A cidade de Romelãndia chegou a ficar 15 horas sem acesso no sentido Flor do Sertão, em virtude do aumento do nível do Rio Sargento, que subiu cerca de quatro metros. O SC 161 ficou bloqueada no quilÔmetro 73, da meia-noite às 15 horas de quarta-feira.

O município também decretou emergência, na quarta-feira. O vice-prefeito Valdocir Saul estima as perdas em R$ 2 milhões, principalmente pelos danos às estradas e pontes. Há preocupação principalmente com o escoamento da safra de milho e soja, além das criações de aves e suínos.

Outra cidade que deve entrar na lista nesta quinta-feira é São Miguel do Oeste. O prefeito João Valar convocou uma reunião da Defesa Civil para às 13h30. A tendência é de assinatura do decreto de emergência.

deixe seu comentário