O Rio Grande do Sul fica pequeno quando as duas maiores forças do futebol gaúcho se encontram em uma decisão. Dessa vez, o encontro antecipado ocorrerá nas quartas de final do primeiro turno do Gauchão. O jogo das 16h deste domingo colocará frente a frente um Grêmio reserva e o Inter com sua força máxima. Para os tricolores, será uma nova chance de encarar o rival, cobrar a derrota no primeiro clássico de 2013 e conquistar a redenção ao eliminar o principal adversário do estadual. Os colorados poderão se livrar em 90 minutos do maior obstáculo da fase eliminatória e caminhar com mais tranquilidade rumo ao título.
Gre-Nal é Gre-Nal e o Inter não parece acomodado com a escolha gremista de colocar os reservas na partida deste domingo. Em Caxias desde a última quinta-feira, o time vermelho está levando a sério a possibilidade de levantar a Taça Piratini. Com o Grêmio fora do caminho, a trajetória até a final ficaria menos indigesta e o favoritismo colorado para a conquista do primeiro turno ficaria mais evidente.
Ao contrário de outros clássicos, o Inter fez pouco mistério durante a semana, atitude que se assemelha ao estilo simples e direto do técnico Dunga. Em apenas dois treinamentos, a equipe foi definida com a escalação que vinha atuando nos jogos anteriores. Sem surpresas e sem uma nova formatação tática.
Tudo corria bem até a manhã desse sábado, quando o zagueiro Ronaldo Alves sentiu um problema muscular. O jogador foi substituído no treino e poderá perder o lugar para o experiente Juan. O médico do Inter Paulo Rabello ainda tem esperanças de colocar Ronaldo em condições para atuar, mas até o profissional admitiu que essa situação é muito remota.
Dessa forma, o Inter terá a zaga modificada em apenas um nome. O meio-campo recebeu a volta do volante Ygor, que entrará para jogar ao lado de Josimar. D'Alessandro será o comandante da equipe e contará com o auxílio de Fred para municiar Leandro Damião e Forlán.
Grêmio reserva e a chance da redenção
Uma vitória no Gre-Nal deste domingo pode marcar o encerramento de uma semana perfeita para o Grêmio, que começou com a atuação de luxo diante do Fluminense. O espírito da Libertadores parece ter sido retomado e o resultado encontrado foi a goleada de 3 a 0, que não apenas recolocou o Tricolor nos trilhos, mas também animou o grupo de atletas.
Ciente de que nem tudo no futebol são flores, o técnico Vanderlei Luxemburgo não pareceu satisfeito com o resultado. Quer mais. Poderia buscar isso no Gre-Nal, mas decidiu investir em uma pré-temporada até o próximo jogo na Libertadores, marcado para o dia 5 de março. Mais uma vez, os reservas terão a tarefa de enfrentar o Inter no Gauchão.
A justificativa para a colocação dos reservas foi dada pelo diretor-executivo Rui Costa, que citou o “projeto Libertadores” como prioridade. “Daremos o respeito que o Gauchão merece. Estamos aqui para fazer esse grande jogo”, disse ao citar o Gre-Nal.
Os reservas terão a oportunidade de ampliar a boa fase do Grêmio e até colocar o clube em uma posição invejável para muitos no começo da temporada. Na briga pela Libertadores e classificado para as semifinal do Estadual. O meia Marco Antonio disse que o Tricolor conhece os pontos fortes do rival e que sabe como neutralizá-los. É o que os gremistas esperam a partir das 16h.
Gauchão 2013 – Taça Piratini – Quartas de final
Inter
Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan (Ronaldo Alves) e Fabrício; Ygor, Josimar, Fred e D’Alessandro; Diego Forlán e Leandro Damião. Técnico: Dunga.
Grêmio
Dida; Tony, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Marco AntÔnio, Bertoglio e Biteco; Welliton e Marcelo Moreno.
Técnico:V. Luxemburgo.
Local:estádio Centenário.
Horário:16h
Árbitro:Jean Pierre de Lima
deixe seu comentário