Home Sindicato quer incentivar o plantio de oliveiras no município

Sindicato quer incentivar o plantio de oliveiras no município

Última atualização 16 de fevereiro de 2013 - 10:37:06

SÃO MIGUEL DO OESTE

O plantio de oliveiras pode ser uma nova alternativa de renda para os agricultores do Extremo-oeste. O presidente do Sindicato dos produtores Rurais de São Miguel do Oeste, AdairJosé Teixeira, diz que a região possui uma temperatura ideal para a produção das azeitonas, o fruto das oliveiras. Segundo ele, a região conta com um solo excelente que propicia o cultivo dessa variedade. “Queremos trazer mais uma fonte de renda ao produtor. Entendemos que futuramente a cultura de oliveiras possa substituir outros meios de subsistência no campo, como fumo e a suinocultura”, destaca.

Segundo Teixeira, a ideia de trazer para a região o cultivo das oliveiras surgiu de uma visita realizada no Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar (Cepaf), dentro da unidade da Epagri, em Chapecó. A ideia, segundo o sindicalista, tem levado muitos produtores a buscar mudas da planta para testes. “É uma alternativa interessante, embora o tempo para o cultivo seja longo, podendo levar de três até quatro anos para a primeira colheita”, ressalta. Outra vantagem é que o cultivo não necessita do uso de agrotóxicos.

Mesmo tendo que investir consideravelmente no cultivo, Teixeira explica que há vantagens. “Atualmente, cada muda tem custado em torno de U$$4,00, mas a produção em grande escala pode reduzir custos e o produtor pode ganhar até R$60 mil em apenas um hectare de terra”, revela.

O objetivo, segundo Teixeira, é trazer o modelo de produção para a região. Para isso, ele explica que será necessário estudar as variedades e buscar apoio de órgãos para divulgar esta alternativa. Teixeira informa que um seminário deve acontecer em breve reunindo todos os produtores, a fim de divulgar a cultura. “Hoje o Brasil compra o azeite de oliva de fora.Não vejo o porquê não tentar trazer essa alternativa para cá.”, finaliza.

deixe seu comentário