Prefeitos dos municípios do Extremo-oeste participaram na semana passada do Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília. O encontro teve o objetivo de orientar os novos gestores sobre os programas e ações do governo federal na área econÔmica, social, de desenvolvimento urbano e de participação social. Segundo o prefeito de Belmonte, Genésio Bressiani, os prefeitos foram orientados a se cadastrar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para acessar recursos na área da saúde, educação e para aquisição de equipamentos. “Durante o encontro teve palestras e oficinas dos ministérios explicando a melhor forma de acessar estes recursos”, diz Bressiani.
O prefeito de Anchieta, Ari Prestes de Oliveira, também esteve presente no encontro. “Recebemos informações importantes que nos ajudarão a desenvolver uma administração mais eficiente e com bom uso dos recursos existentes”, salientou o prefeito. De volta de Brasília, no dia 1º, Ari se reuniu com os secretários para repassar materiais e informações específicas de cada secretaria, além de relatar as visitas e os contatos com parlamentares mantidos durante a viagem.
Em Brasília, o prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro, aproveitou para visitar o Ministério da Educação, onde obteve a liberação de um recurso de R$ 70 mil. “O recurso será utilizado na mobília da creche do Bairro São Domingos”, informa o prefeito. Acompanharam o prefeito na viagem a secretária de Desenvolvimento EconÔmico, DalianeToigo, e o secretário de Saúde, Elandir João Zanardi.
O prefeito de Descanso, Hélio Daltoé, também aproveitou a ida a Brasília para manter contato com o deputado federal Celso Maldaner e o senador CasildoMaldaner. “Além disso, encaminhei a documentação para a aquisição de um britador móvel e para a realização do projeto do Centro de Lazer, que será em uma rua da cidade”, salienta Daltoé.
Durante o encontro, o prefeito de Guaraciaba, Roque Meneghini, recebeu a notícia que o município será contemplado com uma retroescavadeira e uma motoniveladora. “A expectativa é grande.O que precisamos fazer agora é bons projetos, cadastrá-los e trazer recursos ao nosso município”, diz o prefeito. Na viagem, Meneghini solicitou duas ambulãncias ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, manteve contato com o deputado Celso Maldaner, com quem tratou sobre a construção do pavilhão da Linha São Luiz. Meneghini também tratou com o Ministério da Educação sobre a construção da creche do Bairro Santa Terezinha e com o deputado Mauro Mariani sobre pavimentação asfáltica.
Para o prefeito de Romelãndia, Elízio da Fonseca, a viagem a Brasília terminou com novidades muito promissoras. Ele disse que os municípios receberão máquinas e programas e Romelãndia terá a liberação de uma retroescavadeira e uma motoniveladora. O prefeito destaca que a retroescavadeira deverá chegar até junho e a motoniveladora deverá ser repassada ao município até novembro.
deixe seu comentário