Home Defesa Civil faz levantamento de destruição em São José neste sábado

Defesa Civil faz levantamento de destruição em São José neste sábado

Última atualização 19 de janeiro de 2013 - 11:40:26

A Defesa Civil começou, às 7h30 deste sábado (19), o levantamento de problemas estruturais em residências deSão José, na Grande Florianópolis, depois de a cidade ter sido atingida por uma chuva de granizo nesta sexta (18). De acordo com o capitão Hilton de Souza Zeferino, representante do órgão no município, até as 10h de sábado foram registrados mais de 120 atendimentos a casas e passam de 50 o número de árvores que tombaram ou se partiram. Segundo ele, o trabalho de remoção de entulhos e apoio a famílias com residências atingidas deve durar pelo menos mais 10 dias.

“Hoje estamos verificando problemas nas casas. Em função do vento, muitas residências tiveram sua estrutura abalada. Depois disso, vamos apoiar famílias de baixa renda que tenham tido prejuízos”, explica. Segundo ele, até as 10h de sábado (19), ainda não haviam sido registradas casas completamente destruídas. “Caso encontremos alguma residência que não possa ser ocupada, então veremos qual encaminhamento dar ao caso”, ressalta.

O trabalho da Defesa Civil, da Secretaria de Infraestrutura de São José e do Corpo de Bombeiros concentra-se, na manhã deste sábado (19), nos bairros Bela Vista e Barreiros. Na

sexta-feira (18), foram removidos entulhos do bairro Bela Vista, o mais atingido pela chuva de granizo. Neste sábado (19), a ação continua para retirada de materiais e árvores que caíram em vias públicas.

A intenção da Prefeitura é tentar, ainda neste sábado, contratar uma empresa que apoie o trabalho. De acordo com a administração da cidade, prioriza-se, agora, a desobstrução de ruas públicas caíram árvores. Depois disso, será preciso dar um destino adequado aos materiais retirados das ruas e este trabalho deverá ser feito pela organização terceirizada.

Outro problema que atingiu a cidade nesta sexta (18) foi a falta de luz. Com a destruição, cabos da rede elétrica arrebentaram e a Celesc trabalhou para tentar normalizar a situação. De acordo com a empresa, na manhã deste sábado (19), ainda havia 2 mil unidades consumidoras sem energia elétrica na cidade.

Segundo a Prefeitura de São José, na sexta-feira (18), a ação de desobstrução das vias públicas foi até as 21h. Uma hora mais tarde, a prefeita do município, Adeliana Dal Pont, decretou situação de emergência nos bairros Bela Vista I, Bela Vista II, Bela Vista III, Areias, Cidade Florianópolis, Potecas e Barreiros. O objetivo da assinatura é tentar agir rapidamente. Segundo a administração do município, sem o decreto, a Prefeitura não teria capacidade de resolução rápida do caso.


deixe seu comentário