O Distrito de São José do Laranjal recebe neste domingo centenas de visitantes para a 6ª Festa da Colheita da Uva e do Vinho Doce. A festa tem o objetivo de resgatar a cultura italiana com canções, muita uva, vinho seco e vinho doce. A programação inicia às 8h30, com o café da manhã na propriedade do agricultor Claudir Ghisleri.
Logo após o café, às 9h, será realizada a colheita da uva no parreiral da propriedade. Para às 9h30 está marcado o desfile até a sede da comunidade. Às 10h, a população poderá acompanhar a demonstração do processo de produção do vinho. A abertura da Festa inicia às 10h30 e o almoço típico e o churrasco será servido às 11h30.
Durante à tarde, haverá apresentações culturais com grupos italianos, show sertanejo com Leocir e Valdecir e, logo após, o matinê animado pelo Musical Expresso, de Três Passos (RS).
700 TONELADAS DE UVA
Os produtores de uva de Iraceminha deverão colher nesta safra aproximadamente 700 toneladas de uva. Segundo o técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Jair Galon, as espécies de uva mais cultivadas são a BordÔ, Seibel, Concord, Niágara Rosa e Branca. “Cerca de 70% destas uvas é utilizada para o preparo do vinho, outras 20% à produção de suco e 10% é consumida in-natura”, informa Galon.
Atualmente Iraceminha comporta 80 hectares do plantio da uva. O plantio de parreiras iniciou no final da década de 1990 em São José do Laranjal, hoje o principal produtor de uva do município. No entanto, a cultura da uva também está se desenvolvendo em outras comunidades, como na Linha Avante, Biguá, Alto Biguá, Esplendor, Biguazinho, Loro, Muller e Linha Pavão
deixe seu comentário