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Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completa dois anos de atendimento a população

Última atualização 16 de janeiro de 2013 - 16:38:03

Na próxima quinta-feira, 17, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, completará dois anos de atividades. O Hospital foi inaugurado no dia 27 de dezembro de 2010 e o atendimento a população iniciou no dia 17 de janeiro de 2011.

O Hospital Regional é uma obra do governo do estado de Santa Catarina e é administrado pela Rede São Camilo. A Unidade possui 10,1 mil metros quadrados de área construída, sobre um terreno de 23,3 mil metros quadrados e abriga 90 leitos, sendo que dez são destinados para a Unidade de Terapia intensiva (UTI). O hospital realiza procedimentos de baixa e média complexidade, e busca, junto ao estado, alta complexidade nas especialidades de neurocirurgia, ortopedia e vascular.

O diretor geral da instituição, Valmor Busnello, destaca que em dois anos de atividades, muitas foram às vitórias e conquistas do Hospital Regional. “A mais marcante foi o reconhecimento, obtido num curto espaço de tempo, anunciado publicamente pelas autoridades Políticas do estado, do trabalho e da qualidade do atendimento que a equipe de colaboradores do Hospital vem realizando. Respaldado num planejamento estratégico que busca Acreditação ISO 9001 e ONA Nível II, a Equipe de profissionais do Hospital imergiu incondicionalmente neste projeto, resultando neste elevado grau de reconhecimento pela sociedade”, comemora o diretor.

A instituição atende a 30 municípios e no momento estuda sua demanda, na possibilidade de realizar projetos para a ampliação e construção de novos leitos.


Hospital em números

Desde o início de seus trabalhos o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, já realizou 64.669 atendimentos de urgência e emergência, 8.730 internações, 25.717 consultas em 18 especialidades, 5.141 cirurgias, e em dezembro de 2012 realizou a primeira captação de órgãos.

Para assegurar um atendimento de qualidade, a instituição conta com 323 colaboradores de diversas áreas e sua equipe médica é composta por 52 profissionais.

Atendimento Humanizado

A Rede São Camilo, quem administra o Hospital, possui um forte compromisso com a responsabilidade social. Dessa forma a instituição busca, através de ações, desenvolver uma cultura de atendimento humanizado, visando o bem estar de pacientes, familiares e colaboradores. “Possuímos um grupo de humanização, esse grupo, composto por colaboradores do hospital, tem a missão de desenvolver atividades que visam à qualidade na prestação dos serviços”, destaca a assistente social e coordenadora do grupo, Nadia Marangon Dalavechia.

Dentre as atividades desenvolvidas no hospital estão:

Programa nasce uma vida: Um projeto implantado pela rede São Camilo e adotado pelo Hospital Regional. Conforme a coordenadora do grupo, o projeto visa desenvolver a consciência ambiental e a ampliação da vegetação nativa. “Todas as mães parturientes do hospital, recebem uma muda de árvore nativa”, diz Nadia. No ano de 2012 foram entregues mais de 400 árvores.

Programa doação de sangue: Tem o objetivo de promover a divulgação e conscientização junto às famílias dos pacientes internados que recebem sangue, sobre a importãncia e a necessidade da doação. “É realizado contato com as famílias dos pacientes internados, com atendimentos individuais ou coletivos, onde é abordada a importãncia e necessidade das famílias “abraçarem” a causa junto a outros familiares, amigos, vizinhos e conhecidos, quanto a doação de sangue”, destaca a coordenadora do grupo de humanização.

Programa “Coragem”: Com o objetivo de incentivar e reconhecer a coragem das crianças que se encontram no hospital, no leito de internamento ou para realização de exames e procedimentos, as crianças, de zero a dez anos, que se mostrarem corajosas durante os procedimentos, são contempladas com o certificado de coragem, podendo mostrar a todos os seus amigos o quanto foram firmes durante a sua estadia no hospital.

“Palhaços da alegria”: Esse é o mais novo programa da instituição, tem como objetivo principal proporcionar o bem estar do paciente no ambiente hospitalar, integrar a família e a equipe multidisciplinar, inovar o atendimento hospitalar oferecido no Hospital Regional e principalmente diminuir o tempo de internação.

Programa de apoio psicológico e social para famílias de pessoas internadas na UTI: Com o objetivo de fornecer orientação, apoio psicológico e social, e propiciar entendimento da dinãmica da UTI. O Grupo de humanização do Hospital em conjunto com o setor de psicologia e assistência social, desenvolve um trabalho com os familiares das pessoas internadas na Unidade. Os encontros são realizados na capela do Hospital, todas as quartas-feiras às 10h. Segundo a psicóloga hospitalar e integrante do grupo de humanização, Tatiane Peraça Duarte, são utilizadas figuras, com o objetivo de minimizar o impacto, bem como desmistificar algumas questões preexistentes sobre uma UTI. “O Hospital Regional acredita que trabalhos assim promovem a humanização e a excelência no atendimento, favorecendo a relação da equipe de saúde, pacientes e familiares”, diz.

Programa de entrega de lanches: Visa a distribuição de café e bolachas a pacientes que se encontram na unidade para a realização de exames e consultas. “Pacientes em jejum também recebem o lanche e são orientados a consumir somente após os exames”, lembra Nádia.

Esses programas são apenas algumas das atividades desenvolvidas na instituição. “Sabemos que um colaborador motivado, atenderá a nossos pacientes de forma muito mais eficaz e humanizada, por isso desenvolvemos mais algumas atividades como: ginástica laboral; reeducação alimentar; solidariedade, aniversário especial”, destaca a coordenadora do grupo, Nadia Dallavechia.

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