Home Fumaça brota do solo há 11 dias em Itapema

Fumaça brota do solo há 11 dias em Itapema

Última atualização 20 de dezembro de 2012 - 09:02:49

Uma força-tarefa entre prefeitura, Corpo de Bombeiros e Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci) atuou durante toda a tarde de quarta-feira para solucionar um problema que há 11 dias atrapalha os moradores da cidade. Uma fumaça fina e de cheiro forte vinda do Bairro Morretes afeta todo o município desde 8 de dezembro, quando um incêndio em dois hectares de reflorestamento de eucalipto deu início ao incÔmodo.

O fogo na superfície foi controlado pouco depois das chamas começarem, mas o alto calor atingiu a terra por meio de raízes, folhas e material orgãnico do solo. O resultado é o incêndio incomum na chamada turfa- camada de materiais parcialmente decompostos que se inflama com facilidade.

Com o calor abafado correndo por dentro da terra se forma o processo de pirólise, em que ocorre a decomposição pelo calor. A camada da turfa pode ter mais de um metro de profundidade e centenas de focos de calor, o que dificulta o controle do incêndio interno.

O trabalho em Itapema consistiu em abrir grandes valas ou trincheiras em lugares estratégicos para esfriar os pontos mais quentes. Ao longo das semanas a intensidade da fumaça varia conforme as condições do tempo.

Com sol e temperaturas elevadas, a tendência é que ela ganhe força. O dia de ontem foi escolhido para a atividade conjunta porque o clima colaborou. Com pancadas de chuva e céu encoberto, a ação é mais fácil.

– O incêndio por baixo do solo continua até queimar toda a turfa que existir na região. Com esse processo de alagamento esperamos resolver o problema- diz o capitão do Corpo de Bombeiros de Itapema, Ricardo José Steil.

Meio ambiente

Toda a fauna terrestre do subsolo acaba morrendo com a queima da turfa, e há riscos de propagação do fogo para áreas maiores de vegetação. A fumaça gerada no incêndio inicialmente traz poucos prejuízos ao ser humano, se restringindo mais à irritação.

Caso o efeito se prolongue e tenha pouco vento na região, a situação se torna mais grave. Mesmo assim os danos são menores dos observados na queima de borracha ou resíduos químicos, por exemplo.

– Quando tem pouca circulação do ar a fumaça pode ser tóxica. Mas no momento há controle e o perigo é pequeno -destaca o presidente da Faaci, Juaci do Amaral.

Por enquanto não se trabalha com a possibilidade de incêndio criminoso, e sim com a hipótese de fogo acidental. Ainda não foram apuradas informações sobre as causas, a circunstãncia e o horário exato em que as chamas começaram.

FenÔmeno alcança longas distãncias

Morador de Itapema há cinco meses, Luiz Carlos Horsp, 66 anos, chegou a pensar que a fumaça vinha de um lixão. O cheiro forte fez com que o senhor e a família fechassem por muitas vezes a janela do apartamento, localizado na Rua 213, no começo do Bairro Meia Praia.

Ele diz que percebeu o problema há quatro dias, e destaca que mesmo estando longe da origem da fumaça é possível sentir o cheiro ruim.

– Não sei como as pessoas que moram lá perto conseguem aguentar essa situação- observa.

Conforme o presidente da Faaci, Juaci do Amaral, as condições do tempo permitem que a fumaça alcance grandes distãncias. Ele conta que a própria cidade de Itapema já teve um episódio, nos anos 1990, em que a queima da turfa durou 35 dias até ser controlada. Em Santa Catarina, houve um caso em que o incêndio se estendeu por três meses.

– Esses dias fui para Florianópolis e consegui ver e sentir o cheiro da fumaça perto do pedágio, em Tijucas -comenta.

Até ontem à tarde restavam cerca de 50 focos do incêndio no subsolo, com expectativa de extinguir todos nos próximos dias. A situação será monitorada pelos bombeiros e pela Faaci para evitar que o fogo recomece.

O que é a turfa

A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto e encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas (turfa de altitude). Forma um solo rico em matéria orgãnica que pega fogo muito fácil. É um estágio anterior ao carvão.

É oriunda de matéria orgãnica depositada nas várzeas dos rios (juncos, árvores etc) durante um longo período geológico e que, por causa da umidade, não sofreu decomposição e transformou-se em mineral.

A turfa é uma rocha com alto teor de substãncias húmicas e com capacidade de segurar água e sais minerais, além de reter vários metais pesados, contribuindo para o equilíbrio do meio ambiente. É importante nos solos arenosos, ampliando a retenção de água e, nos argilosos, reduz a densidade, aumentando a porosidade.

deixe seu comentário