O deputado federal Jorginho Mello, como relator da PEC 32/1999, que propõe as normas para a concessão de bolsas de estudo no ensino médio e superior para alunos carentes na rede privada de ensino, conseguiu a aprovação de cinco seminários regionais para debater e aprofundar o tema. Os encontros vão acontecer nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste em 2013.
Importante lembrar que o deputado é o autor da Lei Estadual 14.876/2009, chamada de Bolsa Jorginho, e que hoje concede bolsas de ensino a centenas de estudantes de menor poder aquisitivo nas universidades do Sistema Acafe. Ou seja, a discussão agora passa a ser no ãmbito federal pois Santa Catarina já dispõe de legislação e concede bolsas em moldes semelhantes ao proposto para o restante do país.
“A bem sucedida experiência catarinense, que nasceu pelas nossas mãos e hoje é uma realidade, pode e deve ser ampliada para todo o Brasil,” complementa Jorginho, salientando que este modelo permite o preenchimento da capacidade ociosa de instituições já existentes, gerando economia para o governo e fortalecendo as escolas e universidades.
“O aluno economicamente carente será atendido da mesma maneira, o governo evita custos elevadíssimos com a construção de novos prédios, laboratórios e a contratação de pessoal administrativo e docente,” acrescenta o deputado. As datas e cidades onde os seminários serão realizados serão definidas no começo de 2013.
deixe seu comentário