Os efeitos do forte calor dos últimos dias tem gerado o desespero de quem não pode fugir do sol escaldante. Para esta quinta e sexta-feira, a previsão meteorológica indica temperaturas que podem chegar até 40°C em algumas regiões do Estado.
A massa de ar quente, instalada sobre o Brasil há alguns dias e a falta de uma massa de ar fria, faz com que as temperaturas subam em várias regiões do país. Em Santa Catarina, o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski explica que as cidades no Vale do Itajaí, Oeste e Sul do Estado estão mais propensas ao calor intenso.
No litoral catarinense termÔmetros devem marcar entre 32º e 34º até sexta-feira. Devido ao forte calor e a formação de nuvens há risco de temporais na quinta-feira, principalmente a tarde e noite.
Na sexta-feira o calor continua e pode provocar chuva e granizo em algumas regiões. O meteorologista da Epagri/Ciram (Órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina) Clóvis Correa, alerta para índice máximo de radiação.
O Índice Ultravioleta (IUV) pode variar de zero a mais de dez e apresenta seu grau máximo, no horário do meio-dia. A recomendação é tomar bastante líquido, usar boné e protetor solar.
No fim de semana as temperaturas devem ficar mais amenas com a chegada de uma frente fria no Estado acompanhadas de vento sul e sudeste. Segundo Puchalski, o sábado será nublado com chance de chuva. No domingo há chances de aberturas de sol pela manhã e chuva à tarde.  
Cuidados com a radiação
* Evitar sol ao meio-dia,
* Permanecer na sombra,
* Usar boné, camisa e protetor solar.
* Tomar bastante líquido.  
Temperaturas por volta das 17h nas principais cidades do Estado
Florianópolis 26.7°C
Blumenau 30.8ºC
Joinville 27.9ºC
Criciúma 27.9ºC
Lages 21.1ºC
Chapecó 19.7ºC
* Informações da estação meteorológica do Grupo RBS
deixe seu comentário