Home CAMALEÃO

CAMALEÃO

Última atualização 30 de novembro de 2012 - 11:25:57

Contribuição importante

A eleição no município de Guarujá do Sul teve muitas surpresas durante seu período. A começar pela coligação feita entre o atual prefeito Celso Taube (PMDB) e seu opositor durante o mandato, o vereador petista, Ademir Kuhn. O acordo foi tão mal aceito por militantes dos dois partidos, que vereadores do PT e PMDB declararam votos e aparentemente fizeram campanha para o tucano vencedor do pleito de 2012, José Foiatto. Aí que surge uma figura, que segundo fontes, colaborou para o êxito. A contribuição do ex-prefeito petista Cláudio Weschenfelder para com Foiatto teve tanta importãncia que segundo fontes, o mesmo fará parte do primeiro escalão do governo. Ao que tudo indica, o novo governo será bem multipartidário, onde os petistas que foram contrários a coligação com o PMDB devem colaborar com o governo tucano.

Cultura PSD

Na próxima semana o prefeito eleito de São Miguel do Oeste, João Valar (PMDB) e seu vice Wilson Trevisan (PSD) devem anunciar oficialmente alguns nomes dos secretários. Um deles será mesmo o suplente de vereador Elias Araújo (PSD) na secretaria de Cultura, Lazer e Turismo. O desafio do novo secretário não será nada fácil, pois contará com uma equipe pequena, recursos reduzidos e terá que manter o bom trabalho realizado nos últimos anos. Tão bom, que pela primeira vez a pasta deu vitrine para eleger uma vereadora: Maria Tereza Capra. Elias terá logo nos primeiros meses, a realização do carnaval e o aniversário do município, festas que atraem milhares de pessoas à praça Walnir Bottaro Daniel.

Reunião do PT estadual

Na semana passada o PT estadual realizou na capital do estado um encontro para avaliar as eleições municipais e conjunturar o seu futuro como partido. Boatos que poderia estar numa coligação com PSD e PMDB para 2014 estiveramem pauta. Umdesejo que vem do Planalto e tem o aval da ministra Ideli Salvatti não foi bem aceito pela cúpula, que deseja ter candidato próprio. Nomes foram levantados, como do atual deputado federal Décio Lima, Padre Pedro e do candidato ao senado em 2010, Cláudio Vignatti. Por mais que exista uma corrente que deseja a candidatura própria, a palavra, e principalmente a força de Ideli, pode colocar em prática a aliança com Colombo e Luiz Henrique, garantindo o palanque para Dilma e sacramentando a vaga do senado para Ideli, a qual seria a candidata.

Reunião do PSDB estadual

O encontro dos tucanos ocorreu na cidade de Blumenau no último final de semana. Em pauta: o futuro do partido. O PSDB se mantiver os boatos, que sustentam Colombo e Luiz Henrique apoiando Dilma Rouseff para presidente, precisa de palanque para seu candidato a presidente. O senador Paulo Bauer vem dizendo que deve disputar a vaga de governador, e dará vitrine ao candidato. Um, porém nesta história, seria a possível saída do PSDB do governo de Colombo, que ainda não anunciou a reforma do secretariado. Questionado pelos militantes, Bauer não teve o apoio desejado e escutou do partido que não querem a saída do governo. Os cargos falam mais alto e dão mais condições de disputa. O PSDB deve ter candidato a presidente e provavelmente será o senador Aécio Neves.

Visita: O atual republicado, Deputado Federal Jorginho Mello, deve estar nos próximos dias visitando a região objetivando mobilizar seu atual partido PR, que fez vários vereadores na região.

Calmaria: A divulgação na semana passada, do acordo firmado pela coligação vencedora de São Miguel do Oeste, onde o próximo presidente da cãmara seráValnir Scharnoski (PSD). pode ter acalmado as negociações nos bastidores, mas ainda não acredito que o assunto tenha encerrado.

Rumo a Brasília – Para os novos prefeitos a corrida a capital do país agora é uma prioridade, pois sabem que os recursos para 2013, precisam ser cadastrados até o final do ano.

Preocupante – Os otimistas dizem que mais de 60% dos prefeitos não devem fechar as contas nesta gestão. Os pessimistas aumentam este índice para 80%. Caso o governo federal não ajude com dinheiro as prefeituras, muitos prefeitos estarão cadastrados na lei de ficha limpa nas próximas eleições.

deixe seu comentário