Home Prestes promete governo transparente, democrático e ousado

Prestes promete governo transparente, democrático e ousado

Última atualização 7 de novembro de 2012 - 17:35:15

ANCHIETA

Empresário, policial militar, bacharel em direito e com formação na área contábil, Ari Prestes (PMDB) é o novo prefeito eleito de Anchieta e substituirá Ione Presotto (PDT) no comando do município em janeiro. Asconversas da transição de governo já foram iniciadas e até o momento têm ocorrido de forma amigável, segundo Prestes. A reportagem do Gazeta Catarinense conversou com o novo prefeito, que falou a respeito da expectativa para assumir o cargo.

Como filosofia de trabalho, o novo prefeito elege a transparência e democratização como palavras chaves. Além de transparente e democrático, Prestes promete um governo mais ousado em todas as áreas. “Queremos inovar e essa inovação vem em vários sentidos. Um deles é de que a sociedade também participe mais das ações do município. Já tivemos conversas com a Cãmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e percebemos que é preciso um envolvimento maior em termos de parceria. Se você se fechar e não apresenta propostas não há campanhas e nem a participação das entidades. Ou seja, é preciso inovar em todos os setores”, argumenta.

O novo prefeito acredita que a democratização de seu governo pode ser atingida com a criação de um conselho municipal, formado por lideranças de vários setores da sociedade, como agricultura, comércio, igreja, entre outros. “É um grupo de pessoas de diversos setores da cidade que vai se reunir esporadicamente para trocar ideias com a administração. As pessoas poderão opinar quanto ao que está sendo feito e o que se pretende fazer”, argumenta.

Conforme o novo prefeito eleito, a partir do Conselho Municipal será possível apresentar e ouvir ideias. “É uma forma de mostrar o que estamos fazendo, além de que teremos um canal de ouvidoria, porque o cidadão poderá dizer como ele está sendo atendido. Se você administrar uma empresa, você poderá ver todos os seus funcionários. Na administração pública, onde há diversos setores, não é possível enxergar e avaliar todos os funcionários. Por isso é importante a participação da comunidade. Nossa proposta é além de ouvir, apresentar resultados. Isso é inovar”, afirma.

Entre as primeiras ações, o novo prefeito diz que o foco será na saúde, principal ponto de reclamações na campanha. Uma das medidas defendidas por Prestes é uma aproximação entre hospital e Secretaria de Saúde, com a informatização do setor. “Se o cidadão consultou no hospital sábado à noite, na segunda ele vai ao posto de saúde e o médico saberá que o paciente consultou no final de semana e os problemas que ele apresentou”, explica.

Na carreira política, prestes ocupou apenas o cargo de vereador, mas entende que a falta de experiência pode ser minimizada com o envolvimento da comunidade na administração e a formação de uma equipe de governo participativa e harmÔnica. “Já estamos trabalhando na formação desta equipe. Nossa proposta é montar um primeiro escalão, assumir e posteriormente a convocar os demais”, detalha.

A chapa encabeçada por Prestes elegeu a maioria das nove vagas do Legislativo, com a eleição de cinco vereadores de sua coligação. Ele entende que é importante ter apoio para governar, mas lembra que é fundamental o papel fiscalizador do vereador. O novo prefeito defende uma relação mais próxima entre prefeitura e Cãmara de Vereadores

deixe seu comentário