Home Cinco sugestões para evitar os petiscos fora de hora

Cinco sugestões para evitar os petiscos fora de hora

Última atualização 22 de outubro de 2012 - 14:12:14

Você costuma planejar seuslanchinhosda tarde? Ou vale beliscar tudo o que estiver pela frente? Difícil resistir às guloseimas, como pacotes de batatinhas, caixas de bombons, bolachas recheadas e tantas outras gostosuras engordativas. A oferta de fast food é sempre mais ampla, barata e aprazível do que a de alimentos saudáveis. Mas cuidado com esses maus hábitos. Além de engordar, você corre o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras. Então como evitar ospetiscosfora de hora? Veja aqui cinco dicas da nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde:

1. Escreva um diário alimentar
“Faça um registro de todas as suas refeições, inclusive de cafezinhos, balinhas e chicletes que você consome. Assim, quando estiver lendo as anotações, vai perceber a quantidade de petiscos que está ingerindo ao longo do dia”, aconselha a especialista. É uma boa forma de manter o controle do que se come, né.

2. Mantenha petiscos saudáveis no seu carro
Você sempre passa horas no trãnsito? Então tenha à mão sempre uma guloseima saudável. Assim você evitará exageros nas grandes refeições. Quer sugestões? Cookies integrais e barrinhas de cereais lightsão ótimas opções.

3. Guarde lanchinhos nutritivos no ambiente de trabalho
Mantenha opções saudáveis e saborosas na gaveta da sua mesa. É uma boa estratégiapara aquele dia em que não conseguir sair para almoçar no horário de costume, ou aquele momento que der uma vontade arrebatadora de comer um doce! A nutricionista recomenda frutas, mix de oleaginosas, barrinha de gergelim ou de chocolate amargo (sim, pode!), balas de algas marinhas e barras de frutas cobertas com alfarroba.

4. Bateu a fome enquanto cozinha? Vá de vegetais crus
Se você estiver com fome durante o preparo dos alimentos, mastigue hortaliças cruas, como rodelinhas de cenoura e pepino, com umas gotinhas de molho shoyu. “Se preferir, palitinhos de fibras, sementes de abóbora ou snacks de algas marinhas também podem ser boas alternativas” , sugere Flávia. Cuidado! Cozinhar com fome pode fazer você perder o controle no momento da refeição.

5. Atenção ao tamanho das porções!
Aqui vai mais um alerta da nutricionista: “Tenha controle sobre a quantidade de snacks ingeridos, pois mesmo saudáveis, em excesso podem contribuir para o aumento de peso e acúmulo de gordura”. O truque é separar poucas unidades em potes pequenos ou optar pelas embalagens individuais, para facilitar o controle e diminuir a vontade de cair em tentação. Jamais coma petiscos diretamente do pacote. Já viu o estrago que vai dar na balança, né!

deixe seu comentário