É no terceiro andar do Palácio do Planalto, em Brasília, que a BMW comunicará oficialmente, nesta segunda-feira, ao governo brasileiro a opção pela cidade de Araquari, em Santa Catarina, para construção da primeira fábrica da montadora no país. A audiência está marcada para começar pontualmente às 15h, no gabinete da presidente Dilma Rousseff.
O porta-voz da boa notícia para o Estado será o vice-presidente e membro do Conselho de Administração da BMW AG, Vendas e Marketing, Ian Robertson. A cerimÔnia, em princípio, discreta, pode ganhar mais espaço dentro do Planalto. A presidente Dilma chegou a consultar assessores próximos sobre a possibilidade de realizar o encontro em uma sala mais ampla. Interlocutores do Planalto afirmam que a reunião poderá ocorrer na sala de audiências, que fica ao lado do gabinete de Dilma, mas essa decisão só será tomada pela própria presidente hoje.
Em função da importãncia do anúncio, Dilma convocou a presença dos ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
Até ontem, a BMW mantinha sigilo sobre os detalhes que serão apresentados a Dilma. A ideia é que Robertson informe ao governo um plano detalhado sobre como será o procedimento de instalação da fábrica e os reflexos positivos para a economia brasileira, como a geração de empregos em SC.
Caberá o governador Raimundo Colombo expor os detalhes dos incentivos fiscais negociados com a montadora alemã para viabilizar a instalação da fábrica. Há ainda expectativa sobre a possível presença do presidente mundial da BMW, Norbert Reithofer, na reunião.
A audiência deve ser fechada, reservada às autoridades. Em seguida, representantes da montadora, Colombo e Ideli são esperados para fazer um comunicado oficial aos jornalistas no púlpito que fica no saguão do Palácio do Planalto. O governador e os secretários de Estado do Desenvolvimento EconÔmico Sustentável, Paulo Bornhausen, de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes e da Fazenda, Nelson Serpa, devem sair às 7h de Florianópolis com o avião particular do governo rumo à Brasília.
A comitiva catarinense na reuniãonesta segunda-feiraà tarde é formada, ainda, pelo senador Luiz Henrique da Silveira, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, e pelo presidente da Fiesc, Glauco CÔrte.
— Os diretores da BMW devem confirmar, nessa audiência, o desejo de virem para o Estado e é provável que, na mesma reunião, a presidente Dilma dê o seu aval para a construção da fábrica. No mesmo dia, a BMW deve fazer o seu anúncio oficial e, ainda nesta semana, a diretoria da empresa virá para o Estado assinar o memorando de intenções e fazer o anúncio da instalação da fábrica — explicou Bornhausen.
A previsão é que a comitiva catarinense volte para o Estado logo depois da audiência. Na terça-feira, Paulo Bornhausen parte para o Salão do Automóvel, em São Paulo, onde irá acompanhar o anúncio da vinda da BMW para Santa Catarina durante a coletiva de imprensa da montadora.
Decisão da BMW tem repercussão internacional
A instalação da fábrica da BMW correu os principais jornais do mundo, incluindo veículos de imprensa sediados na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália. As matérias são bastante parecidas porque a quantidade de informações a respeito do negócio são limitadas, mas cada um deu um enfoque para a notícia. As redes de televisão americanas Fox News, CBS, NBC e a ABC, que estão entre as maiores do país, ressaltaram os números: investimento de R$ 1 bilhão e geração de 1,5 mil empregos.
Os alemães também deram espaço para a informação. O Automobilwoche aproveitou a ocasião para uma longa matéria analítica sobre a Audi e a BMW. Nos trechos que fala da unidade brasileira, ressalta que o México, que tentou concorrer com o Brasil, foi descartado por causa de risco de desastres naturais como terremoto e furacões, o avanço dos carteis de droga e níveis salariais altos. O texto ressalta que SC se destacou porque tem grande número de trabalhadores qualificados e remunerações menores. O Auto Presse ressalta que a BMW vendeu 15,2 mil unidade na América do Sul no ano passado.
O britãnico The Guardian deu espaço para a declaração do governador Raimundo Colombo de que um encontro com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, nesta segunda-feira, trará mais detalhes do projeto. O Financial Times, publicação especializada com sede em Londres, deu uma longa reportagem explicando os detalhes do plano brasileiro para receber R$ 5 bilhões em investimentos do setor automotivo até 2017. A também inglesa Reuters lembra que as negociações para a vinda da montadora alemã começaram em março de 2011.
Para o Business Spectator, da Austrália, a informação mais relevante é de que a fábrica vai produzir sedas médios. No Canadá, o foco do site da rede de TV CTV é que a linha de montagem vai começar a produzir os primeiros veículos no Brasil no prazo de dois anos
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