O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, mostrou-se animado comas propostas apresentadas hoje, em Florianópolis, pelos secretários de Educação de cada um dos Estados brasileiros para melhorar o Ensino Médio do país. Segundo ele, algumas ideias já podem ser implantadas em 2013, como a reformulação do currículo.
Mercadante explicou que os secretários propuseram o agrupamento dos temas em quatro grandes áreas de conhecimento, para que as disciplinas 'conversem entre si'. Outras sugestões de mudanças, como a oferta de Ensino Médio integral e mais ênfase na formação técnica, para que o aluno já saia com uma profissão, devem ficar para 2014, segundo o ministro.
A entrega das propostas faz parte da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação. O encontro, que começou na quarta-feira e segue até essa sexta, reúne coordenadores das secretarias e secretários. Apesar da apresentação feita a Mercadante, o documento final com todas as sugestões será entregue somente no começo do dezembro, depois que cada ideia for mais bem detalhada.
A preocupação dos gestores da educação em melhorar a qualidade dos últimos anos da escola deve-se ao baixo desempenho de alunos e professores. A revelação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, em agosto deste ano, veio confirmar uma realidade conhecida: o ensino médio brasileiro está em crise. O índice alcançado foi de 3,7 – do máximo de 10 – ficando estagnado comparado ao Ideb 2009, que foi de 3,6.
deixe seu comentário