O excesso de exercícios é um dos principais causadores de lesões nos pés. “O ideal é aumentar a intensidade do treino (em tempo ou peso) apenas 10% a cada semana”, diz Alexandre Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte da Clínica Orthobone, em São Paulo. Esse cuidado permite que os ossos se adaptem ao stress.
Curiosidade: apenas 13% dos jovens brasileiros vão à academia pelo menos três vezes por semana.
Jornada ativa
Pauta para a próxima reunião com a chefia: de acordo com o periódico americanoJounal of Occupational and Environmental Medicine, quem dedica parte do tempo de trabalho colocando o corpo em movimento é mais produtivo. No estudo, um grupo usou 2 horas e meia por semana do expediente para fazer atividades físicas. Resultado: os ativos não só concluíram mais tarefas que os demais como ficaram menos doentes e se sentiram mais satisfeitos com o cargo ocupado.
Veja quais são os danos mais comuns ao corpo durante a prática de exercícios:
Na corrida
·Fratura por stress microfraturas nos ossos do pé e da perna ligadas ao impacto repetitivo.
·Síndrome da dor patelofemoral dor no joelho comum às mulheres devido à anatomia feminina (quadril mais largo do que o dos homens).
·Fascite plantar inflamação na estrutura de sustentação da sola do pé. O incÔmodo geralmente é sentido pela manhã, ao sair da cama.
Na academia
·Problema no joelho (ligamento, menisco e tendão) é a articulação do corpo mais vulnerável ao alto número de repetições, impacto e excesso de peso.
·Dor na coluna diretamente ligada à má postura durante a execução dos exercícios, sobretudo quando são feitos com carga (na máquina ou com pesinho e halteres).
deixe seu comentário