Na última semana, Palmitos sediou um evento de grande relevância para a agricultura sustentável na região: o 5º Seminário Regional de Agroecologia. Com uma programação repleta de palestras e debates enriquecedores, o evento revisitou questões cruciais relacionadas à produção de alimentos de qualidade, à preservação ambiental e à construção de uma sociedade mais consciente.
Uma das palestras que se destacou no primeiro dia do evento foi a de Ney Albring, representante da Asas Sistemas Agroflorestais, que abordou o tema dos sistemas agroflorestais. Às 10h45, foi a vez do engenheiro agrônomo da Epagri, Ivan Tormem, compartilhar seu conhecimento sobre os sistemas de plantio direto de hortaliças. Na parte da tarde, o engenheiro agrônomo da Apaco, Anderson Munarini, trouxe à tona a importante discussão sobre a relação entre produtor e consumidor.
Em entrevista à TV Expresso, o Prof. Ms. Nilo Bidone Kolling, animador da pastoral agroecológica no Oeste de Santa Catarina ressaltou a importância da agroecologia como um caminho para proteger o meio ambiente e fornecer alimentos de qualidade para a população. Ele enfatizou a necessidade de traçar metas e adotar práticas sustentáveis para preservar a mãe terra e as nascentes dos rios.
O deputado estadual Padre Pedro Baldissera também esteve presente no evento e reforçou seu apoio à agroecologia. Para Baldissera, a agroecologia vai além da produção de alimentos saudáveis; é um novo modelo de viver e se comunicar, que promove cidadania e sustentabilidade. Ele elogiou a diversidade de temas abordados no seminário e a colaboração entre diferentes culturas e instituições, incluindo a Epagri. “A agroecologia vai muito além da produção do alimento saudável, é uma nova forma de viver, se comunicar. É um modelo diferenciado de criar cidadania e alimentos saudáveis. Os temas abordados são de suma importância, são diferentes culturas sendo trabalhadas no mesmo espaço, em parceria com o pessoal da Epagri, além da relação produtor-consumidor. São temas profundos que vêm destacando um novo modelo,com diversos desafios, mas é uma mudança fundamental para produzirmos com sustentabilidade”, finalizou o deputado.
deixe seu comentário