310 mil devem declarar Imposto sobre Propriedade Territorial Rural em SC
Última atualização 18 de agosto de 2015 - 10:52:24
O prazo para envio da declaraçÃo do Imposto sobre Propriedade Rural (ITR) começou segunda-feira (17) e segue até o dia 30 de setembro. Segundo a Receita Federal, em Santa Catarina, sÃo esperados 310 mil declarações. Em todo o Brasil, este número deve chegar a 5,2 milhões.
De acordo com a Receita, o ITR deve ser declarado por toda pessoa física ou jurídica dona de imóvel rural, na condiçÃo de: proprietária, titular do domínio útil, possuidora a qualquer título, inclusive quem adquiriu o terreno ou imóvel em usufruto. Apenas quem é imune ou isento nÃo precisa fazer a declaraçÃo.
As declarações devem ser feitas pela internet, por meio do Programa Gerador da DeclaraçÃo (PGD) do ITR/2015 e enviadas através do Receitanet. Também é possível fazer a declaraçÃo por mídia removível em unidades da Receita Federal. Veja mais informações neste link.
Quem fizer a prestaçÃo de contas após o dia 30 de setembro pagará multa. A primeira cota do imposto vence em 30 de setembro de 2015 e nÃo serÃo cobrados juros até esta data. Ele poderá ser pago em até quatro parcelas.
“Sobre as demais quotas há incidência de juros SELIC calculados a partir de outubro até a data do pagamento”, informou a Receita Federal em nota.
deixe seu comentário