Home 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Última atualização 21 de maio de 2025 - 14:18:18

A tarde desta segunda-feira, 19, foi marcada pela realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que trouxe como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”. O evento aconteceu no Centro Social Urbano e contou com a participação de representantes de instituições, poder público, sociedade civil e idosos da comunidade.

Com início às 12h30, a conferência foi aberta com o credenciamento dos participantes. A programação seguiu com rodas de conversa, debates e apresentações, promovendo um espaço democrático de escuta e construção coletiva. As conferências são instrumentos fundamentais para refletir, discutir e formular diretrizes que orientem políticas públicas voltadas às necessidades e aos direitos da pessoa idosa.

A estrutura do evento foi organizada em cinco eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;

Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra todas as formas de violência, abandono social e familiar;

Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.

Durante sua fala, a diretora de Assistência Social, Cleiva Ferraboli, destacou a importância da conferência e os principais objetivos do encontro. “Estamos aqui para ouvir, refletir e construir juntos propostas que garantam o envelhecimento digno e saudável. Nosso foco é superar barreiras, promover a equidade e fortalecer os direitos da pessoa idosa. As conferências são instrumentos fundamentais para refletir, discutir e formular diretrizes que orientem políticas públicas voltadas às necessidades e aos direitos da pessoa idosa”,afirmou.

A conferência resultou em propostas que serão encaminhadas ao governo municipal, estadual e para a união, para servir de base para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à população idosa, reforçando o compromisso com a inclusão, a dignidade e a cidadania.

Fonte / Foto: Prefeitura de Riqueza

Evento reuniu comunidade para discutir políticas públicas voltadas à terceira idade

deixe seu comentário